top of page
o-email.png
  • Instagram
  • Facebook
LOGO_ASCITE_FINAL__1_-removebg-preview (
  • Em 1991, a estudante do 1º ano de Educação Física da Universidade Federal de Goiás/UFG - Campus de Catalão, Maria Consolação Pinto Pereira, conhecida como Sação, iniciou um projeto de Handebol para crianças, próximo a sua casa, na quadra de esportes do Centro Comunitário “São Francisco de Assis”, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão/GO. Sação, que também era atleta de Handebol, ao iniciar a graduação, percebeu a necessidade de desenvolver uma ação voltada para a iniciação esportiva, fora do ambiente escolar. Desta forma, com muito entusiasmo e determinação, juntou um grupo de crianças, entre 8 e 12 anos de idade que moravam próximas ao seu bairro, iniciando um projeto social esportivo. Ali começou a história do C.I.T.E. (Centro de Iniciação e Treinamento Esportivo) que, posteriormente, tornou-se ASCITE (Associação Catalana de Iniciação e Treinamento Esportivo).


    Naquele período, o professor Jacó trabalhava no Departamento de Esportes da Prefeitura de Catalão e ao ser procurado pela idealizadora do projeto, mostrou-se admirado e muito empolgado com a atividade, tornando-se parceiro desse movimento. Logo, Jacó ofereceu apoio estrutural para a mudança do local dos treinos, os quais passaram a acontecer na quadra de esportes do bairro Santa Terezinha e, posteriormente, no Ginásio do São João (Teófilo Silva) e Ginásio Internacional de Catalão.


    Posteriormente, o grupo foi crescendo, mas não possuía nome específico ainda, e numa conversa entre Sação e o professor Cilton Sérgio Felício, a escolinha foi intitulada “C.I.T.E.” (Centro de Iniciação e Treinamento Esportivo).
    Já nessa época, os problemas eram enormes: faltavam materiais para treinamento, transporte, uniformes de jogo, etc e tudo era feito na raça e na boa vontade dos participantes do projeto.

  • No que diz respeito a participação em competições, em 1994, a equipe juvenil masculina do C.I.T.E., disputou a Copa Trindade de Handebol, um evento famoso e muito concorrido entre os amantes deste esporte em Goiás e, na ocasião, Catalão foi representada também pelo Juventude, equipe liderada pelo professor Leomar Cardoso Arruda. Na ocasião, o C.I.T.E. sagrou-se campeão do evento e evidentemente, foi uma festa memorável entre os atletas, culminando com a entrega de faixas à equipe campeã, em um evento realizado posteriormente no Ginásio Internacional de Catalão.


    Com o passar dos anos, as referidas equipes unificaram-se, passando a utilizar apenas a sigla C.I.T.E. e, certamente, essa parceria possibilitou a Catalão tornar-se paulatinamente uma referência no Handebol goiano.

  • Em 2007, com o intuito de formalizar as atividades e visando buscar mais respaldo junto a órgãos públicos e privados, Leomar e Sação buscaram orientações para regularizar a entidade e a registraram oficialmente como ASCITE (Associação Catalana de Iniciação e Treinamento Esportivo), instituição privada e sem fins lucrativos.


    Mesmo com essa iniciativa, ainda faltavam informações e procedimentos que gerassem resultados expressivos na área administrativa e financeira, dando visibilidade e autonomia a associação.

  • Assim, a partir de 2015, a ASCITE reestruturou-se, obtendo assessoria contábil e jurídica, além de organizar a parte institucional e tornar-se consequentemente uma entidade apta a participar de editais de projetos sociais esportivos.


    No tocante aos treinamentos, sempre foram utilizados espaços públicos, cedidos pela Prefeitura de Catalão ou mesmo particulares, pois a associação não possui sede própria para a prática esportiva. Desta forma, atendemos gratuitamente pessoas a partir dos 5 anos de idade, distribuídas em 4 (quatro) polos na cidade, nos bairros Castelo Branco, Mãe de Deus, Vila Mutirão e São João, e cujos atletas somam mais de 200 (duzentas) pessoas, nas categorias: mini, mirim, infantil, cadete, juvenil, júnior e adulta, masculino e feminino.


    Há muito a agradecer a todos que contribuíram ou contribuem com as atividades da associação, prestando serviço voluntário, doações financeiras ou como atletas; membros das Comissões Técnicas, Diretores, Atletas, Pais, Patrocinadores e/ou Apoiadores, vocês ajudam a construir essa história e sem vocês, nada seria possível! A título de exemplos de compromisso, amor e abnegação, permitam a citação de alguns dos professores: Lucembergue de Vanderlei Canedo, Regina de Fátima Duarte, Leomar Cardoso e a idealizadora do projeto, Sação.


    Por fim, para manter-se durante 33 anos, o projeto de Handebol da ASCITE realiza inúmeras ações solidárias, todos os anos, como festivais de sorvete, festivais de tortas, rifas, jantares, entre outras, afim de arrecadar fundos para pagar as despesas, principalmente com os transportes e taxas de inscrições para competições.

  • Contudo, a partir de 2023, a associação começou a ver os resultados de todo o trabalho que realiza há anos: foi beneficiada com a captação de recursos financeiros para o desenvolvimento dos projetos sociais aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte (Ministério do Esporte) e pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e cujo financiamento por parte das empresas apoiadoras, proporcionou um caminho mais leve para a OSC (Organização da Sociedade Civil). Portanto, no período de vigência dos projetos, há uma ajuda de custo aos professores, além da aquisição de materiais esportivos, uniformes de treino e de jogo.


    Sim, estamos engatinhando, é verdade, mas temos força de vontade e grandes sonhos para alcançar nos próximos anos. Somos reconhecidos como um grupo forte e determinado, que não se cansará jamais de correr atrás dos seus sonhos e de estimular valores como respeito, união, autoestima, autocontrole, amizade e amor, muito amor pelo esporte que nos transforma a cada dia em uma grande família.

  • O ano de 2024 foi certamente positivo para a ASCITE; ampliamos a participação nos treinos principalmente de crianças e adolescentes, alcançando um feito inédito ao atender gratuitamente 100 meninas e 100 meninos, entre 5 e 18 anos de idade, nos projetos “HANDEBOL PARA ELAS e HANDEBOL PARA ELES”, apoiados pelas empresas CMOC e John Deere.

    Os projetos supramencionados, terminaram em junho de 2024 e foram desenvolvidos nos bairros Mãe de Deus, Castelo Branco e Vila Mutirão, com atividades direcionadas para o desenvolvimento de valores do esporte, isto é, respeito às regras e ao outro, espírito de equipe e liderança. Por meio das aulas, as crianças agregaram valores como respeito, união, tolerância, afetividade, entre outros, contribuindo para o desenvolvimento da relação interpessoal dos envolvidos. Desta forma, a associação buscou contribuir com as famílias e a sociedade, no combate a marginalidade, a falta de políticas públicas no esporte, além de promover a saúde por meio da atividade esportiva orientada. A proposta atendeu principalmente alunos matriculados no sistema público de ensino.

    Outro fato marcante no primeiro semestre do ano, foi a parceria com o ex técnico da Seleção Brasileira feminina de Handebol e campeão mundial, Morten Soubak.  O professor dinamarquês participou de 3 (três) “Encontros do Programa Handebol de Alto Nível – ASCITE/2024”, oferecendo muito conhecimento para a comissão técnica e atletas da associação.

     

    O ano de 2024 ainda foi marcado por mudanças na diretoria da associação. Por motivos pessoais, a professora Sação renunciou à presidência, assumindo a gestão a vice-presidente Isadora Gomes Arruda. A nova presidente, é bacharel em Direito, além de atleta e técnica das categorias de base da associação e em junho, após eleição, tomou posse como presidente, cujo mandato permanecerá até junho de 2027.

     

    Com relação a participação em competições esportivas, no mês de março, as meninas da ASCITE representaram Catalão na Copa Anápolis de Handebol e obtiveram os seguintes resultados: Adulto feminino: 5º lugar e Juvenil feminino: 4º lugar.

    Já no Campeonato Goiano de Handebol, competição que ocorre geralmente em 3 (três) etapas, nossas equipes enfrentaram execlentes adversários e conquistaram o 5º lugar no Ranking Geral das entidades federadas à Federação Goiana (FGHb), com as seguintes colocações por categoria:

    • ADULTO FEMININO: 3º lugar;

    • ADULTO MASCULINO: 8º lugar;

    • JÚNIOR FEMININO: 2º lugar;

    • JÚNIOR MASCULINO: 6º lugar;

    • JUVENIL FEMININO: 4º lugar;

    • JUVENIL MASCULINO: 5º lugar;

    • CADETE MASCULINO: 5º lugar;

    • INFANTIL MASCULINO: 2º lugar.

     

    Catalão participou também do Campeonato Goiano de Handebol, na categoria Mirim masculino (11 e 12 anos), cujo evento foi realizado em forma de festival e possibilitou que nossos meninos  adquirissem muita aprendizagem nas etapas de Inhumas e Caldas Novas!

     

    No segundo semestre do ano, as equipes adultas participaram ainda de 2 (duas) competições:

     

    1. Copa Triângulo (Araguari/MG): Adulto masculino: Campeão e /adulto feminino: 3º lugar.

     

    1. Jogos Abertos de Goiás 2024/2025: a fase classificatória da nossa região aconteceu na cidade de Rio Quente, com as duas equipes catalanas classificando-se no Handebol para a fase regional, a qual está prevista para o primeiro semestre de 2025.

        

    Enfim, podemos afirmar que os desafios enfrentados pela ASCITE em 2024, foram praticamente os mesmos desde a formação das primeiras equipes da associação, ou seja, a necessidade de transporte é notória, seja para o deslocamento até os locais de aula/treino ou para as viagens dos atletas nos eventos esportivos. Outra dificuldade, refere-se a falta de local adequado para os treinamentos, pois a associação não possui sede própria e os locais utilizados ainda necessitam de adequações como, por exemplo, água potável, iluminação de qualidade e limpeza do ambiente. Ainda assim, a associação se consolida a cada ano em Catalão e região, provando que as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são fortes parceiras de entidades públicas e privadas e também são necessárias à promoção do bem-estar social e na garantia de direitos.

NOSSA HISTÓRIA

Fonte: Texto baseado no acervo pessoal da Professora Sação
WhatsApp_Image_2024-11-15_at_14.40.26_(1).jpeg
WhatsApp_Image_2024-11-15_at_14.40.25_(1).jpeg
WhatsApp_Image_2024-11-15_at_14.40.25.jpeg
WhatsApp Image 2025-01-07 at 12.06.30.jpeg
bottom of page